quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Irmãos e Irmãs

Irmã é 7 anos mais velha do que eu (eu sei, ambas aparentamos ser muito novas J, temos genes queridos e fofinhos é o que é) e sempre nos demos bem.
Eu, miúda MaiNova e inconsequente, reguila e refilona ainda lhe atazanava o juízo e lhe fazia tropelias, mas Irmã, que gostava muito de crianças, protectora, sensata e assertiva, dava-me sempre a volta e ainda hoje somos bastante unidas.
Irmã foi aquela com quem partilhei quarto, a que me dava atenção apesar de ser mais velha, a que vi crescer ao meu lado, a que vi começar a namorar, a que vi casar e ter filhos. Ela era a Irmã que assobiava quando era hora de jantar para eu vir da brincadeira a tempo de não ser castigada por Mamãe, era a que intercedia para que os meus pais me deixassem sair, a que me comprou um livro sobre Educação Sexual e a pessoa com que falei sobre menstruação. Foi ainda a que me arranjou o cabelo e a roupa para a minha primeira festa de adolescente e a que me deu um ombro sempre que precisei…

Tem um coração do tamanho do mundo a minha Irmã e tudo o que aconteceu de menos bom entre nós ou dos defeitos dela, eu nem tenho sequer memórias… e é por isso que não entendo que há irmãos e irmãs que se desentendem e se chateiam para a vida toda. É isso e ver os meus próprios filhos continuarem a ser como cão e gato…

7 comentários:

  1. Como eu entendo tudo o que escreves! Eu tenho 2 irmãs mais velhas, 1 mais nova, um irmão mais velho e 4 mais novos e dámo-nos todos super bem. Há aqueles com quem tenho uma empatia diferente, mas são todos maravilhosos. Quando eramos crianças, pelo menos nós as raparigas, tinhamos desavenças constantes, que punham os cabelos da minha mãe em pé. Hoje rimos dessas coisas. As minhas filhas também são como cão e gato, mas acredito que um dia passa, quando elas forem mais crescidas e perceberem quão patéticas são as suas quezilias. Penso que faz parte do crescimento delas, assim como fizeram parte do meu e das minhas irmãs, e que os principios e afetos que lhes passamos ficarão lá dentro e um dia tornar-se-ão em harmonia e muita cumplicidade.
    Beijinhos e tem um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Não há nada como uma união entre irmãos. Tenho a sorte de ter uma irmã gémea, uma amiga para sempre, a pessoa que mais amo no mundo. Tenho também um irmão mais velho, de quem não sou tão próxima, mas que amo de igual forma.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com TUDO o que escreveste... E muitas vezes faço exactamente esse comentário. Não consigo imaginar o que leva alguém a afastar-se completamente dos irmãos.

    ResponderEliminar
  4. A família é, em primeira análise a fonte de todas as prosperidades ou... de todas as desgraças.

    Boa tarde. :=)

    ResponderEliminar
  5. há laços que ninguém pode desfazer, e quando são muito apertados, então... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que são fases...Eu tenho 9 anos de distancia do meu irmao e tambem somos cão e gato...alias eramos agora ja esta bastanteee melhor...Vais ver que com a idade eles se entendem ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho 3 irmãos e uma irmã. E revi-me no que escreveste. Eu e a minha irmão não fomos sempre as melhores amigas. Isso mudou no dia em que ela entrou na faculdade e eu fiquei sozinha naquele quarto que era das duas. Nesse dia percebi o quando ela era importante para mim ;)
    Os teus filhos vão perceber essa importância um dia destes ;)
    Beijinho***

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: