terça-feira, 25 de março de 2014

Coisas que eu sei

Gente, as coisas que teimam em ocupar o meu chip cabeçal!
Sei que se cortam as asas às galinhas e aos patos quando eles querem voar. Hoje em casa de Mamãe era a loucura, galináceos fugiram da cerca e deram cabo de um canteiro de salsa e de todas a flores por que passaram... Sei,  ver nunca vi, mas já ouvi falar que a ponta do bico das galinhas é serrado com uma lima ou grosa, quando elas comem os próprios ovos e para que não o possam fazer. Sei igualmente que lagartas, lesmas, caracóis e outras bichezas que comem as hortaliças e as flores se matam implacavelmente com veneno e que se colocam vedações à volta dos quintais para que certos animais meliantes não entrem para roubar a fruta. Outra coisa que se vê por aqui é possuidores de terrenos e de animais que os cedem a outros para tratamento e cultivo e cujos outros se julgam eles próprios os possuidores. Há pois é, vivo na Província.
Sei também que agora, nos tempos modernos, se põe um açaime no focinho dos cães para que eles não ladrem nem mordam e que quando eles não obedecem, se deve castigá-los com um jornal dobrado.
Sei no entanto e também que quando os animais se comportam correctamente ou como os donos esperam, se felicita, incentiva e motiva, fazendo uma festinha ou presenteando com uma guloseima. E o que eu sei também, é que há animais e animais e donos e donos.

P.S.
Ah! Sei outra coisa. A hora sexual dos patos é entre as 18 horas e as 19:30. Sempre que vou a casa de mamãe  por essa hora lá estão o raio dos patos a pinar.
As coisas que eu sei...
Acho que estou a ficar "xéxé" como diz MaiNovo.

4 comentários:

Quem quer pensar comigo: