segunda-feira, 28 de abril de 2014

TV Rural, regional e nacional



Mais um post National Geographic que podia muito bem ser da vida real.
Como não tenho mais nada para fazer, tenho vindo a observar e a estudar intensivamente as galinhas de Mamãe no seu poleiro.
Como é sabido, só pode haver um galo na capoeira ou, se houver mais do que um, estes lutarão e disputarão o poleiro até que reste apenas e só um, certo? Até aqui tudo bem, ponto final.
Já quanto às próprias das galinhas, apesar de serem galinhas e de se bicarem e arrancarem penas umas às outras constantemente, o que elas querem é milho para comer e um lugar no poleiro para dormirem descansadas. É certo que algumas preferem o nível mais em baixo pois se caírem ao adormecer, estão mais perto do chão, mas a maioria prefere sim o nível mais acima pois a paisagem é melhor e terão vantagens relativamente às restantes, por isso toca a lutar por ele e quando chega a hora de recolher ao poleiro, as que vão para cima pisam e bicam todas as outras para lá chegar o que não interessa nada, pois o importante é que lá cheguem. As outras, que remédio têm senão deixá-las passar desejando secretamente e esperando pacientemente o dia em que o poleiro se parta. Por vezes o poleiro até abana bastante e algumas vezes até se parte mesmo.
Resumindo e concluindo, em chegada a noite, cada galo e galinha está no seu devido lugar e todas dormem em paz, no entanto, no dia seguinte é um novo dia e a luta pelo milho e pelo poleiro continua e olhem que quando se trata da hora de comer o milho, saiam de perto das galinhas. Atentem no que vos digo, a galinha é um bicho do caraças!

3 comentários:

  1. milho e poleiro, que metáfora poderosa. às vezes o poleiro parte-se, mas há sempre quem o componha e tudo torna ao seu ritmo natural, bicar para vencer. Boa semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Até me faz lembrar o ser humano, pelo menos alguns.

    ResponderEliminar
  3. A foto está muito bem "caçada" e enquanto lia só me lembrava de outros poleiros, os grandes poleiros deste país... ao contrário do que se costuma dizer, as galinhas e galos com penas são inteligentes!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: