quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pilão

Dos pilões que conheço, um é "o pilão", contrário de pilinha ou pila grande, portanto, e o outro é encher o copo e beber tudo até á última gota sem parar para respirar, o que se chama de "beber de pilão". Mas família tem reclamado os meus cozinhados, eu cá acho que são tão bons que nem sei como isto acontece, mas cansada de os ouvir, andei a pesquisar novas receitas. Algumas das receitas mencionavam  o  esmigalhar e amassar dos temperos no tal do pilão. Foi então crescendo em mim uma enorme vontade de ter um. Sogra que é um ás na cozinha tem um pilão, mãe, para onde os meus filhos correm quando os meus cozinhados não lhe aprazem, tem um pilão. Chefes que são chefes de cozinha em condições, têm todos um pilão. Ora, se eu tivesse um pilão, quem sabe, seria também eu, uma chef de cuisine. Corri tudo quanto é loja á procura de um pilão e aparentemente já não se usa e não seria fácil de encontrar, mas eu que cismei que haveria de ter um pilão, procurei, procurei e encontrei! Não resultou no entanto. O que é que eu agora faço ao raio do pilão? Planto lá dentro uns pezinhos de salsa?

16 comentários:

  1. Decor na cozinha, assim quem te visita pensa "hummm, tem um pilão deve ser uma cozinheira do catano..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dona de Casa, se ter um pilão significasse ser uma cozinheira do catano, comprava já meia dúzia :))

      Eliminar
  2. Respostas
    1. eheheh obrigada, pilão deve ser o nome artístico, pois também lhe chamam almofariz. Nome bem mais esquisito não? :)))

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Coentros para o peixe, certo MS? Ando a ler umas coisas sobre ervas e temperos :))

      Eliminar
  4. Também tenho um pilão e nunca usei. Serve-me para meter os isqueiros e a outra parte anda para lá, perdida numa gaveta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depreendo Uva que não serás tu também uma chef de cuisine, não usas pilão... eheheh

      Eliminar
  5. Ah ah ah que sentido de humor Gaja Maria. Ou plantar uns feijões para entreter as crianças, se é que elas ainda acham piada a isso ;)
    http://filtraraquente.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filtrar a quente, Os meus gatos é que iam achar um piadão, aqueles sacanas viram tudo o que tenha terra para esgravatar e água para beber :)))

      Eliminar
  6. ehehehhe
    Um dia destes, numa qualquer nova receita, vais precisar macerar por exemplo, sal grosso com coentros; alhos com piri piri; e otras cositas más, vais ver dá um jeitão, o pilão que não é uma pila, nem sequer é grande e trabalha num almofariz eheheheh

    Boa noite GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No domingo vou tentar de novo amassar no pilão/almofariz desta vez o tempero do cabrito que vou fazer para o almoço. A ver se me sai bem. Se não sair acho que não vou querer vê-lo tão depressa :))

      Eliminar
  7. Verdade que desconhecias? Sei do pilão desde os meus doze anos, mais coisa menos coisa. O Jamie Oliver está sempre a gabar o dele (https://www.youtube.com/watch?v=dHUkXdS9-cY).

    ResponderEliminar
  8. Acho que dá um belo vaso, experimenta =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Mas qual salsa qual quê? planta canabis, marijuana, polis etc.. tens que ter ideias Gaja, coisas que te dêm grana, euros :))
    Olha salsa, daaaaaaaaaaaaaaaaa :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: