quinta-feira, 10 de março de 2016

Uma espécie de souflé

Alguém me falou no souflé de queijo que cozinhou com muito amor e carinho para a namorada no Dia da Mulher. 
Foi nesse preciso momento que campainhas, aliás, buzinas e luzes, aliás, holofotes, se acenderam á minha volta. Gaja! Nunca fizeste um cabrão de um souflé na tua vida mulher!
Receita cá para a mão da Gaja, ida ao super para comprar os ingredientes e toca a andar para casa, onde dei azo  ao pequeno ratatui que há em mim e lá me atirei ao souflé.
Refogado de cebola e azeite, farinha e leite, que é como quem lhe chama béchamel.três queijos ralados, cogumelos laminados e fiambre aos cubinhos, gemas de ovos e claras em castelo. Um toque de sal, pimenta e noz moscada. Ooops! Gaja não tem recipiente próprio para souflé, que é como quem diz, redondo e alto. Pois foi mesmo com baixo e retangular, que isto de fazer um souflé não havia de ter assim tanta ciência.  Marido vendo o fogão vazio e olhando o forno perguntou se aquilo era o jantar. Depois, desconfiado, perguntou se era bôla. "Nada disso, é um souflé" respondi armada em Grand Chef de Cuisine Française.
Sei que depois de sair do forno, souflé ficou um pouco abatido e tristonho, coisas de souflé e de forna inapropriada, só pode. Mas família estava esfaimada e enquanto me virei para ir buscar as ferramentas para servir, já S. Exas. devoravam a minha espécie de souflé que, salvo seja estava uma delícia nem me dando tempo para a foto da praxe. Pois ficará para a próxima com o devido recipiente e sem abater.

26 comentários:

  1. Aqui vai a melhor receita de souffle que conheço:
    50 gr de margarina, 1/4 l de leite e 4 colheres de sopa de farinha. Com isto fazes o bechamel.
    Depois misturas 4 gemas ao bechamel. Bates as claras em castelo e metade das claras vai junto ao preparado anterior. Misturas 70 gr de queijo ralado e as restantes claras. (Sal, pimenta e noz moscada)
    Besuntas a forma com manteiga e queijo ralado. Meia hora no forno. Nunca abrir nos primeiros vinte minutos. Comer mal esteja pronto que essa coisa baixa logo com a diferença de temperatura.
    :)
    Beijos GM

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Imprópria, já tomei nota e vou fazer em breve, gostámos tanto que fiquei fã. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ó Gajita na sabes fazer como a minha pessoinha? eu cá quando não sei fazer, improviso mais ou menos como tu, só que vou ao rest da esquina eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ah sua malandra :) ir aos restaurante da esquina é sem dúvida a melhor, a mais fácil e rápida opção, mas tu não sabes que eu sou uma burra teimosa e que quando se mete alguma coisa nesta cabeça tonta, tem mesmo de ser? Vais ver, ainda vou ficar pro em souflés, além disso o nome é pomposo :)) fica fixe dizer-se "Fiz um souflé" eheheh

      Eliminar
  4. A minha contribuição é de salmão; de bacalhau; de esparguete e cogumelos
    Com video passo a passo
    Bom proveito, que apetite deve ser levado por quem o vai devorar :))

    http://www.saborintenso.com/f17/sufle-salmao-35598/

    http://www.saborintenso.com/f17/sufle-bacalhau-azeitonas-31943/

    http://www.saborintenso.com/f25/sufle-esparguete-cogumelos-36262/

    Com os cumprimentos da Neuza do SaborIntenso eheheh



    ResponderEliminar
  5. Então e uma foto do souflé para a gente se babar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dinona, família esfaimada começou logo a devorar a iguaria sem me dar hipótese de tirar a foto. Juro que entretanto vai sair uma foto á maneira :))

      Eliminar
  6. :)
    Viver à tua volta deve ser uma animação, Gaja, o recipiente adequado é mera questão secundária. Então, um viva ao souflé!

    Uma boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada AC. Uma boa Tuga vive no improviso e a coisa vai. Beijinho :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Está na hora de experimentar Elvira. Fácil e rápido. Beijinho

      Eliminar
  8. Os meus souflés nunca ficaram lindos...mas comeram-se. ;) No entanto, confesso que prefiro uma bela feijoada. Sou pouco sofisticada, que queres?

    Beijos, GM ;)

    ResponderEliminar
  9. Ao ler-te pensei : Com caraças, também nunca fiz um souflé na puta da minha vida. Agora já sei que é algo que tenho de pôr na minha lista dos " afazeres " :) Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Por acaso, já há algum tempo que não faço. É óptimo para aproveitar sobras e coisas assim. Se calhar este fim-de-semana volto ao Souflé. tenho uma receita que aprendi quando fui estudar fora, com uma colega de casa. Funciona sempre.

    Bom fim-de-semana e boas pedaladas Gaja Maria!

    ResponderEliminar
  11. Atão e a receita? Hã?

    Isso é kéra...

    :)

    ResponderEliminar
  12. O problema dos souflés é que têm que ser comidos assim que saem do forno e, se... um diz já vou... e outro diz que tá a ir... a coisa esmorece, e o trabalho da cozinheira vai pelo ralo
    :))

    ResponderEliminar
  13. Onde é que se vai buscar a receita dessa coisa?

    ResponderEliminar
  14. Aiiii deve ter ficado mesmo bomm =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Nunca fiz tal coisa, GM. Mas ainda vou a tempo. :))

    ResponderEliminar
  16. Epa eu nem sei o que isso é, portanto nunca fiz kkkkk
    Deixa estar que vou meter na minha lista de afazeres e depois conto ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mesmo das cavernas kkkkk tive que ir ao Google pesquisar imagens para ver o que era (vergonha) e realmente nunca comi mas só de aspecto já me convenceu =D

      Eliminar
  17. Sábado: SE EU SEI QUE FOSTE ANDAR DE BICICLETA HOJE, E EU AQUI FEITA PASPALHA NO ESCRITÓRIO, DOU-TE UMA SOVA!

    ResponderEliminar
  18. Ahah! Realmente o recipiente não seria o mais adequado :P mas aposto que o sabor estava óptimo. Um dia destes compras o utensílio apropriado e fica a 100% :D

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: